quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Congestionamentos - Aprenda a conviver com eles

Os congestionamentos são uma nova realidade em nossa cidade. Não adianta xingar , esse é um mal antigo nas maiores cidades do mundo mas que só agora está chegando a nós , e a única coisa que podemos fazer é aprender a conviver com eles.
Hoje a tarde eu precisei ir até o centro da cidade, na ida as 17:00 horas eu levei menos de 20 Minutos, Já na volta o mesmo percurso Itoupavazinha-Centro levou mais de 1 hora, eu poderia muito bem ficar irritada com a vista chata de um caminhão que se movia lentamente na minha frente ( de vez em quanto pois a maior parte do tempo ficou parado mesmo). 

A vista era essa

Em vez disso eu curti uma vista maravilhosa do por-do-sol de nossa cidade, e ouvi minhas músicas favoritas. A situação não era boa, mas tudo muda com o nosso modo de ver as coisas. São poucas as pessoas que  tem o talento de transformar um congestionamento em uma coisa agradável.





Tem outras situações em que o principio se aplica como filas, salas de espera e etc. Veja que vista bonita se tem da sala de espera da  9° Vara de Trabalho, eu nunca a descobriria se não tivesse que comparecer a uma desagradável audiência.


Pra quem pega muitos congestionamentos aí vão algumas dicas: 

INFORME-SE. Antes de sair, pode ser de ajuda informar-se sobre mau tempo, manutenção nas ruas, estradas temporariamente interditadas, acidentes e outras circunstâncias. Tais informações podem ser obtidas na TV, no rádio ou nos jornais. Também, tenha um mapa da região. Conhecer rotas alternativas pode ajudá-lo a evitar pontos de congestionamento.
FIQUE CONFORTÁVEL. Ajuste a ventilação e o assento para ficar o mais confortável possível. Se tiver som no carro, poderá ouvir a música que gosta. Certos tipos de música têm efeito calmante. Isso também pode poupá-lo do estressante barulho do lado de fora.
APROVEITE O TEMPO. Uma das melhores coisas a fazer enquanto está preso no trânsito é ter pensamentos positivos. Em vez de ficar se concentrando no fato de o trânsito estar ruim, tente pensar sobre as atividades do dia. Se estiver sozinho, essa pode ser uma oportunidade para pensar em assuntos importantes e até tomar decisões sem ser interrompido.
Se não estiver dirigindo, ficar olhando para a longa fila de carros só vai aumentar o estresse. Faça planos para aproveitar o tempo. Pode ler um livro ou jornal. Talvez possa ler a correspondência do dia anterior. Alguns escrevem cartas ou fazem algum serviço num computador portátil.
SEJA REALISTA. Se vive numa cidade onde existem congestionamentos, esteja preparado para ficar preso no trânsito. Na maioria das cidades esse problema não vai melhorar. O livro Stuck in Traffic—Coping With Peak-Hour Traffic Congestion diz: “É quase certo que o congestionamento nos horários de mais movimento vai continuar no futuro próximo em todas as áreas metropolitanas que já têm esse problema.” Portanto, aprenda a aceitar o trânsito como parte da vida, e faça o que puder para lidar com ele da melhor maneira possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário